Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Ordem dos Frades Menores Capuchinhos

Tel.: (13) 3227-5977 • +55 13 99118-0719 sec.paroquial@bsaembare.com.br

Secretaria: Segunda a Sexta: 8:00-11:30 / 13:00-16:30 • Sábado 8:00-11:30

Diocese de Santos

Artigos
A missão que se tornou centenária
BASÍLICA 06-04-2024

Há cem anos, três freiras – madre superiora Marie Elisabeth Patrícia, madres Patrícia e Saint Victor – da Congregação de Nossa Senhora-Cônegas de Santo Agostinho visitavam a cidade de Santos com a missão de encontrar um local para fundar uma escola da ordem religiosa. Ao se depararem com uma torre medieval do casarão na Avenida Conselheiro Nébias, as irmãs sentiram ser o imóvel apropriado.
Com a aquisição do casarão, as irmãs iniciaram a missão. A escolha do nome para o colégio foi uma homenagem à figura de Nossa Senhora – Stella (Estrela) e à cidade – Maris (Mar). Definido o nome, o Colégio Stella Maris começou suas atividades em janeiro de 1924, mas só em 28 de março do mesmo ano aconteceu a inauguração oficial pelo arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva.
Com os anos, o colégio tornou-se referência de ensino na cidade e agora em 2024, para comemorar o seu centenário, preparou programação especial para relembrar sua história.
A comemoração teve início no dia 2 deste mês de abril com o lançamento de documentário realizado por alunos sobre a história do colégio; trabalho este executado sob a orientação dos professores de história e geografia. Sexta-feira passada, dia 5, aconteceu a missa em ação de graças pelos 100 anos do colégio, a qual foi presidida pelo bispo diocesano D. Tarcísio Scaramussa e co-celebrada pelo nosso pároco e reitor, Frei Paulo Henrique Romêro.
Em sua homília, D. Tarcísio afirmou que a celebração foi um convite de alegria neste tempo pascal que é um tempo de alegria e de luz, da alegria do Senhor ressuscitado. Destacou que Jesus está presente em nossas vidas, mesmo quando não o reconhecemos e que ao celebrarmos o centenário do Stella Maris somos convidados a contemplar a presença de Jesus Cristo na história do colégio.
“Nós existimos por causa de Jesus Cristo e para anunciá-lo, para que seu reino cresça entre nós. As irmãs, pelo testemunho do evangelho, construíram a partir de Cristo a pedra fundamental, fundaram este colégio com este carisma, com esta missão”, ressaltou.
O bispo salientou a presença do colégio na construção da história de vidas e de pessoas que nesses cem anos passaram pela entidade. A escola é um espaço de missão, é um campo missionário que com certeza influenciou e influencia a vida da pessoa. Destacou ainda que pode ser que alguns rejeitem Jesus, mas para muitos Jesus Cristo é a pedra angular de suas vidas e construíram uma vida digna, uma vida de fé, de amor, fraternidade, solidariedade com as pessoas.
“Quantos momentos difíceis o colégio enfrentou, mas, pela fé em Jesus e pela sua força, os milagres acontecem. O Senhor nos enviou como Igreja, como congregação de Nossa Senhora, como batizados para levarmos a sua palavra e assim veremos o reino de Deus crescer no mundo”, prosseguiu.


 


Nossa Senhora


Tarcísio, evocando a Congregação Nossa Senhora-Cônegas de Santo Agostinho, afirmou que essa corporação é de Nossa Senhora e que não poderia deixar de mencionar, de lembrar Maria, pois ela que acompanhou Jesus em toda sua vida, deve ter vivido uma grande alegria ao encontrar seu Filho ressuscitado. E prosseguiu afirmando que Maria, como sempre esteve ao lado dos discípulos, e, a exemplo do Pentecostes, continua presente na Igreja, porque Jesus a entregou como nossa mãe, como a educadora do seu novo filho, João. Essa é a realidade de quem tem fé, que vê tanto sentido, tantos sinais importantes, bonitos e bons para a nossa vida. São coisas que realmente entusiasmam, confortam, dão força, confiança e esperança para a missão de cada um de nós.
O bispo reforçou o desejo que o colégio seja uma casa materna, acolhedora para todas as crianças, adolescentes e jovens que vão ali encontrar um espaço de vida, de crescimento. E que o colégio continue colaborando com os pais na missão de educação, pois “a Igreja não fica só dentro da igreja”.
Segundo D. Tarcísio, a Igreja tem vários campos de missão e é tão importante que ela esteja presente no ambiente educacional, propiciando educação diferencial, levando nossos valores para ajudar as crianças a confrontarem outras ideias e realidades da sociedade, as quais talvez não comunguem esses mesmos valores, que rejeitem esta pedra fundamental. “Mas a nossa construção é sobre essa pedra fundamental que é Jesus Cristo”, prosseguiu.
Ao encerrar sua reflexão, D. Tarcísio suplicou a Nossa Senhora que continue abençoando, protegendo e fazendo frutificar a missão deste colégio centenário.
Após a celebração foi inaugurada a placa comemorativa do centenário do colégio.

Centenário do Colégio Stella Maris
05-04-2024
.:: • © Copyright 2007 - 2024, Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré ® • Santos • SP • (13) 3227-5977 • sec.paroquial@bsaembare.com.br • http://www.bsaembare.com.br
Av. Bartolomeu de Gusmão, 32 • Embaré • +55 13 99118-0719 • Whatsapp +55 13 99118-0719 • .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy